Enfermeira da Policlínica de Goianésia entrega carteira de identificação a paciente renal crônico

Objetivo da ação promovida pela unidade de saude do Governo de Goiás no Vale do São Patrício é adotar novo instrumento para identificação segura de pacientes em tratamento de hemodiálise

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou, na segunda-feira (20/11), a entrega das carteiras de identificação para os pacientes em tratamento da Doença Renal Crônica (DRC), no centro de hemodiálise da unidade do Governo de Goiás na região do Vale do São Patrício. O documento é uma medida capaz de auxiliar na reivindicação de direitos e benefícios.

A carteirinha foi criada para que os pacientes a apresentem como um documento em outros serviços de saúde, o que facilita identificá-los como doentes renais crônicos, oferecendo-lhes o cuidado mediante suas necessidades específicas.

A enfermeira nefrologista Ana Adália Ramos do Nascimento revela que existe um projeto de lei em tramitação, o PL 4.581/20, que assegura que pacientes com DRC possam realizar sessões de hemodiálise em qualquer lugar do País, desde que apresentem a carteira nacional do portador de doença renal crônica que deverá ser emitida pelo Poder Executivo.

“Sabemos que pacientes que realizam tratamento de hemodiálise se tratam em um local específico, mas não são pessoas incapacitadas, na maioria das vezes, e podem viajar e viver uma vida relativamente normal enquanto estão fora da reabilitação”, disse.

Ana Adália destaca que, enquanto o projeto não entrou em vigor, a unidade produziu a carteira para identificação segura de pacientes em tratamento de hemodiálise.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO