Divulgação

Transporte seguro em cadeiras de rodas e macas visa garantir a segurança, o conforto e a dignidade dos pacientes e dos profissionais de saúde

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou um treinamento para os colaboradores da unidade sobre a condução de pacientes em cadeiras de rodas e macas. O intuito da atividade foi qualificar a equipe, priorizando a segurança do paciente.

O enfermeiro Jovelino Pereira da Mota Júnior explica que transporte de pacientes envolve vários aspectos, como a avaliação das condições clínicas do paciente, a escolha do tipo adequado de transporte, a utilização de equipamentos e materiais auxiliares, a aplicação de técnicas ergonômicas e posturais, e a comunicação efetiva entre a equipe envolvida.

“O transporte correto do paciente reduz o risco de quedas, lesões, infecções e complicações clínicas dos pacientes. Preserva a integridade física e psicológica dos pacientes, respeitando suas necessidades e preferências. Facilita o acesso aos serviços de diagnóstico, terapêutico e cirúrgico dos pacientes. Diminui o esforço físico e o estresse dos profissionais de saúde, prevenindo doenças ocupacionais e melhorando a qualidade do trabalho e otimiza o uso dos recursos materiais e humanos disponíveis no hospital”, explicou.

O profissional destaca que o transporte seguro em cadeira de rodas e maca é importante para garantir a segurança, o conforto e a dignidade dos pacientes e dos profissionais de saúde.