Propósito da atividade é observar e discutir incidentes ou potenciais riscos à segurança do paciente, além de apoiar a equipe na abordagem de tais situações

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou um treinamento com os colaboradores sobre rondas ostensivas e debriefing com o objetivo de informar o propósito das rondas (walk rounds), que é de observar e discutir incidentes ou potenciais riscos à segurança do paciente, além de apoiar a equipe na abordagem de tais situações. É uma intervenção que envolve a alta direção diretamente com os profissionais assistenciais da linha de frente.

A equipe que idealizou a atividade, a enfermeira Amanda Medeiros Dos Santos, o técnico de segurança do trabalho Lucas Andrade e a analista da qualidade segurança do paciente Núbia Fernanda Borges, destacou que a segurança do paciente, como dimensão da qualidade do cuidado em saúde, é tema de destaque em todo o mundo. “Danos causados durante o processo assistencial têm implicações significativas na morbimortalidade e qualidade de vida dos pacientes em todos os contextos de assistência à saúde, além de afetar negativamente a imagem das instituições e dos profissionais de saúde, constituindo-se assim um grave problema de saúde pública”, disseram.

De acordo com os palestrantes, as Rondas Ostensivas têm como objetivo desenvolver a cultura de segurança do paciente, criando um ambiente acolhedor que proporciona segurança psicológica e busque encorajar a comunicação aberta e transparente entre os profissionais de linha de frente com envolvimento da alta direção. “A alta direção possui o poder de decisão primordial para promover a melhoria da qualidade e o sucesso da implementação das metas de segurança do paciente”, explicaram.

Os profissionais ressaltaram que após cada uma das rondas de segurança, é elaborado um plano de ação para trabalhar os apontamentos pertinentes que vão contribuir para a segurança do paciente e que será acompanhado pelo Núcleo de Segurança do paciente. “Também ocorre a divulgação dos apontamentos para as lideranças através de matérias elaboradas pelo setor de Qualidade”, comentaram.

Durante o treinamento, a equipe apresentou o documento que rege as rondas ostensivas e o debriefing na unidade. “Também demonstramos os formulários que norteiam as Walk Rounds, utilizados pelos três setores responsáveis pela ronda: SCIRAS, Qualidade e o SESMT. O objetivo de apresentar os formulários foi tornar conhecido o padrão de qualidade esperado, minimizando os riscos aos pacientes e colaboradores”, frisaram.

Fonte: Diário da Manhã