Programa tem a finalidade de oferecer uma assistência de qualidade, segura e adequada ao paciente

Os colaboradores da Policlínica de Goianésia participaram de um treinamento sobre a importância do cumprimento do Programa de Segurança do Paciente. A atividade, que foi realizada por meio de um bate-papo interativo, guiado por perguntas e respostas, foi conduzida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

O Programa de Segurança do Paciente tem a finalidade de oferecer uma assistência de qualidade, segura e adequada ao paciente. Garantindo que seu atendimento seja realizado da melhor forma possível. Além disso, contribui para a qualificação da assistência em saúde na unidade.

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos, representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrando preocupação com a situação, criou a World Alliance for Patient Safety( Aliança Mundial pela Segurança do Paciente) que tem como objetivos organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos.

A normativa RDC/Anvisa nº 36/2013 institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Ela regulamenta aspectos da segurança do paciente como a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, a obrigatoriedade da notificação dos eventos adversos e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente. .

“Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para implantação das ações em segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013 e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013 aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente”, explicou a equipe do NQSP.