Internos de medicina alertam pacientes da Policlínica de Goianésia sobre a importância da saúde mental

Palestrantes destacaram que a saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais

Os internos de medicina da Universidade de Rio Verde, campus Goianésia, promoveram uma atividade educativa na Policlínica Estadual de Goianésia a respeito da importância da saúde mental.

Os palestrantes Bruno Brito e Janaini Viana abordaram que a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais, haja vista que o cérebro é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas.

A ausência da saúde mental costuma comprometer a saúde física da pessoa e gerar sinais e sintomas, como o excesso de estresse e a ansiedade, de determinadas doenças que podem acabar se tornando crônicos”, disseram

Os internos de medicina destacaram o tabu em relação aos atendimentos psicológicos e psiquiátricos. ”É um estigma infundado, pois buscar ajuda profissional nessas áreas é uma demonstração de cuidado com a própria saúde, assim como procurar um médico para questões físicas. Ignorar esses serviços impede que as pessoas alcancem o bem-estar emocional e psíquico pleno”, afirmaram.

Para finalizar, foi orientado aos pacientes sobre instituições públicas que fornecem esses serviços de saúde, em Goianésia, e repassadas dicas de autocuidado com a saúde mental. “É importante organizar o lar, escrever sobre o que sentem, falar sobre os sentimentos, ter bons hábitos alimentares, cuidar do sono, realizar atividades físicas, não se isolar, ser resiliente e criar limites claros entre o trabalho e a casa”, finalizaram.

Texto e foto: Julianna Adornelas/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO