Tema abordado pela piscóloga Gleice Antônia aos colaboradores da unidade do Governo de Goiás saúde mental na pandemia

Fundamentais na saúde, os enfermeiros são responsáveis pelo bem-estar e cuidado dos pacientes. Diariamente,  esses profissionais vivenciam e participam ativamente de situações de vida ou morte. Em meio à pandemia da Covid-19, eles têm desempenhado papel fundamental no combate ao vírus e atuado na linha de frente como heróis, arriscando a própria vida para cuidar dos outros.

Para homenagear seus enfermeiros na Semana Nacional da Enfermagem, a Policlínica de Goianésia realizou nesta sexta-feira, 14, uma palestra sobre saúde mental na pandemia, ministrada pela psicóloga Gleice Antônia Ferreira. A ação tem o objetivo de entender os impactos emocionais e psicológicos que a Covid-19 causou na população.

“Pesquisas comprovam o aumento de transtornos psiquiátricos neste período em que estamos vivendo, principalmente transtorno de ansiedade e depressão. Também foi abordado sobre hábitos saudáveis que contribuem com a qualidade da saúde mental”, explica a palestrante.

Para a enfermeira Janete Cavalcante, a apresentação agregou conhecimento para os colaboradores. “Estamos todos passando por momentos difíceis. O tema abordado proporciona conhecimento e incorpora novas técnicas que podem aliviar em grandes proporções o impacto da doença na saúde mental de todos nós colaboradores”, afirma.

A coordenadora operacional da Policlínica, Deise Bosso, reforça a importância da profissão. “Os enfermeiros realizam um atendimento focado no cuidado com amor. São essenciais na prestação de serviços de saúde à população”, disse.

Dia do Enfermeiro
No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro. Já no Brasil, é celebrado também, entre 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Julianna Adornelas/Instituto CEM