Atividade faz parte das ações da unidade em alusão ao Janeiro Branco

A manhã desta sexta-feira, 21, foi de informação na Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia. A farmacêutica Rosana Vieira Lima alertou o público interno da unidade sobre o uso consciente de ansiolítico, medicamentos que tratam diversos distúrbios mentais, especialmente a ansiedade. A atividade faz parte das ações da unidade de saúde em alusão a Campanha Janeiro Branco, mês que aborda a conscientização da saúde mental.

Segundo Rosana, a ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. “Durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos, como taquicardia, falta de ar fadiga, alteração do sono, aumento ou perda do apetite e outros sintomas que podem surgir”, explica.

A farmacêutica destaca que se a pessoa apresentar sintomas de ansiedade é necessário procurar atendimento médico. “Cada organismo pode ter uma reação quanto ao só de ansiolíticos, por isso é preciso receber o tratamento adequado. Não se deve utilizar medicação que amigos ou familiares fazem o uso”, reforça.

Os ansiolíticos são medicamentos que agem na parte do cérebro que controla a ansiedade e tensão. São conhecidos também como calmante e tranquilizante. “Eles são utilizados para tratamento de ansiedade, insônia e para reprimir crises convulsivas. Possuem o efeito de diminuir ou extinguir a ansiedade, sem prejudicar excessivamente as funções psíquicas e motoras”, afirma.

Rosana ressalta que quando prescrito pelo médico, sendo avaliado toda necessidade e o medicamento correto para tratamento individualizado daquele paciente, o ansiolítico se torna benéfico, proporcionando resultados positivos para o tratamento e cura do paciente. “Mas é necessário o uso consciente, e que seja prescrito pelo médico, para que possa ser avaliado todos os critérios. Assim como toda medicação, os ansiolíticos também podem causar efeitos colaterais. Por isso a necessidade e importância de que a medicação seja prescrita pelo médico, garantindo a segurança do paciente no tratamento.

A profissional falou também da importância de cuidar da saúde mental. “O nosso corpo, mente e emocional necessitam de atenção. Devemos sempre nos atentar como está nossa saúde mental e realizar atividades que nos alegre, que traga calma, paz e emoções boas para nossa vida”, finalizou Rosana.