Unidade móvel atenderá durante a semana para reduzir uma demanda de mais de 1.000 mulheres que precisam fazer mamografia e já tem data marcada para retornar à cidade

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica de Goianésia ficará essa semana atendendo na cidade de Padre Bernardo. A demanda da cidade é de mais de 1.000 mulheres que necessitam fazer mamografia e o atendimento visa diminuir a fila de espera.

Depois de cumprir uma agenda acelerada durante o mês de abril a unidade do Governo de Goiás atenderá mulheres que tiveram exames agendados em Padre Bernardo, sendo apenas moradoras do município. Segundo a secretária municipal de saúde de Padre Bernardo, Vanderlea Gonçalves Santana, o grande número de mulheres que necessitam fazer exames de alto custo como mamografia justifica o esforço para receber a Carreta da Prevenção.

“Temos uma grande dificuldade para marcar exames para essas mulheres de nosso município, buscando agendamento para Goiânia, Anápolis e agora em Goianésia. Mas, com a Unidade Móvel que o Governo de Goiás disponibilizou é uma ajuda de grande importância e ficamos muito gratas por isso”, comenta a secretária.

Pacientes com mais de 40 anos foram contactadas e tiveram agendamento e muitas que ficaram sabendo da realização dos exames compareceram ao hospital municipal onde está baseada a unidade para tentar realizar o exame.

Aparecida Correia da Silva Santos, 42 anos, é uma das pacientes que teve exames de mamografia e prevenção de câncer de colo uterino agendados para a Carreta da Prevenção. Separada e mãe de três filhos ela só conseguiu fazer um exame de mamografia até hoje, levando em consideração que após 35 anos a recomendação da Organização Mundial da Saúde é para que as mulheres façam exame preventivo anualmente.

“Uma única vez que eu fiz esse exame até hoje e assim mesmo eu tive que pagar. Agora, com essa possibilidade de fazer aqui mesmo na cidade e de forma gratuita é muito melhor. Muitas mulheres não conseguem pagar e nem fazer na rede pública. Agora ficou muito mais fácil pra gente”, resume Aparecida.

A secretária Vanderléa Gonçalves explica que já existe um pré-agendamento para final de junho com o retorno da Carreta da Prevenção a Padre Bernardo. “Vamos reduzir ainda mais a demanda com a próxima vinda da unidade”, comemora.

A diretora da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, informa que está sendo concluída a agenda da Unidade Móvel para as próximas semanas. “Maio é o Mês das Mães e queremos levar exames para o maior número de mulheres possível. A busca incessante das equipes da Policlínica de Goianésia é promover uma atenção humanizada e mais próxima da população possível”, finaliza.

Fonte: Jornal Diário da Manhã