Carreta da Prevenção ficará cinco semanas na cidade realizando exames de alto custo. Mais de 1.000 mulheres aguardam esse atendimento na cidade e meta é zerar a demanda

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero vai ficar na cidade de Padre Bernardo até o final do mês de outubro realizando mamografias e exames de Papanicolau. Essa é a segunda vez que a unidade está na cidade que tem na fila de espera de espera mais de 1.000 mulheres aguardando por esse tipo de exame.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade móvel, é da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, e percorre cidades dessa regional da saúde realizando atendimentos agendados com as Secretarias Municipais de Saúde. Em abril a carreta ficou na cidade apenas uma semana e já havia expectativa de retornar para completar os atendimentos.

Em Padre Bernardo a unidade fica estacionada junto ao hospital municipal o que facilita o acesso e a localização da população. As atendentes são todas mulheres, o que facilita o acesso das moradoras do município.

A aposentada Antônia Alves da Cruz Silva foi uma das agraciadas com a realização de mamografia e preventivo de útero. Aos 64 anos ela é casada e mãe de sete filhos. Ela lembra o quanto é difícil agendar um exame de mamografia para fazer em outras cidades e que a Carreta da Prevenção veio trazer alento para essa espera.

“Sempre temos dificuldade pra agendar um exame desses e agora eu pude ver o quanto é mais fácil com essa carreta, sem falar que as meninas são muito educadas e profissionais. Vale a pena esperar e fazer o exame aqui e espero que volte todo ano”, resume.