Unidade ficará duas semanas para realizar mamografias e Papanicolau e reduzir fila de espera. Secretário Ismael Alexandrino lançou o programa na cidade

A Unidade Móvel de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino ficará essas duas próximas semanas em Uruana, na Região do Vale do São Patrício. A Carreta da Prevenção, como é chamada terá como meta atender as 575 mulheres agendadas para realizar mamografia e preventivo de câncer de colo uterino.

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, participou do lançamento do programa junto do prefeito de Uruana, Nei dos Reis Cruz e da secretária municipal de Saúde, Júbia Ribeiro. “Hoje a Secretaria de Saúde de Goiás tem uma atenção com a mulher em todas as suas necessidades e a prevenção é a melhor forma de dar atendimento de saúde integral e humanizado”, frisou Ismael.

O município de Uruana tem um número estimado de 1.584 mulheres acima de 50 anos, que compõem a principal demanda por exames de alto custo, como é a mamografia. A secretária Júbia Ribeiro comenta que a fila de espera para realizar uma mamografia chegava a seis meses de espera para entrar na regulação em Goiânia, além das dificuldades do município providenciar transporte para as pacientes, estadia em casa de apoio e outras complicações.

“Termos essa parceria com o Governo de Goiás agora que traz a Carreta da Prevenção até nossa cidade é uma ajuda substancial que precisamos agradecer muito”, explica.

A diretora da Policlínica Regional de Goianésia, Deise Bosso, unidade que coordena essa Carreta da Prevenção comentou que o objetivo é prestar um atendimento rápido, preciso e humanizado. “Nossas equipes vão atender de segunda a sexta-feira e realizar até 34 mamografias e preventivos por dia. Nossa meta é reduzir ao máximo a fila de espera e atender da forma mais humanizada possível essa população”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã