Unidade Móvel, que conta com estrutura para realização de mamografias e exames de colo de útero, tem por objetivo reduzir fila de espera pelos procedimentos. Itaguaru, Uruaçu e Padre Bernardo são as próximas cidades a serem atendidas

A cidade de Goianápolis recebeu, de 29 de março a 9 de abril, a visita da unidade móvel de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero do Governo de Goiás. A estrutura, que é ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Policlínica de Goianésia, levou mamografias e exames de Papanicolau às mulheres do município.

Durante o período em que esteve na cidade, a unidade móvel disponibilizou vagas para 30 exames diários. O município identificou as pacientes aptas a participar e as encaminhou, via regulação estadual, para o serviço preventivo. Com a ida da carreta até a população, nota-se um aumento gradativo da adesão das pessoas. Ao todo, cerca de 200 mulheres foram atendidas, o que contribuiu para reduzir a fila de espera por mamografias e Papanicolau na cidade.

Luzidete Rodrigues de Oliveira, residente em Goianápolis, foi uma das atendidas. Ela comemorou o fato do serviço ser gratuito e realizado com horário marcado e sem fila de espera. A paciente, de 53 anos, é feirante na cidade, tem dois filhos e dois netos. “Antes, a gente precisava esperar muito tempo para marcar, por isso, era preciso pagar alguma coisa. Agora não, esse serviço do Governo de Goiás traz o atendimento totalmente de graça”, comentou Luzidete. Ela disse que, para o próximo ano, quando for necessário atualizar os exames, vai aguardar a carreta passar novamente pela cidade.

Nas próximas semanas, a Carreta da Prevenção da Policlínica de Goianésia estará em Itaguaru, Uruaçu e Padre Bernardo. Para ser atendida, a mulher deve procurar uma unidade de saúde das prefeituras dessas cidades para que seja solicitado o encaminhamento, via regulação estadual, para o serviço.

Fotos: Divulgação/Instituto Cem
Hélmiton Prateado/Instituto Cem