Prática evita a retirada excessiva de líquidos dos pacientes

A Policlínica de Goianésia promoveu uma qualificação para os profissionais que atuam no setor de hemodiálise da unidade de saúde sobre a mensuração do peso seco dos pacientes pré e pós hemodiálise.

As enfermeiras Fabiana Pereira do Nascimento e Ana Adália Ramos contaram que o principal objetivo da mensuração diária do peso pré e pós hemodiálise, realizando com técnica correta para obtenção do valor exato, é evitar erros na anotação e posteriormente na retirada excessiva de líquidos, gerando algum incidente no paciente.

Elas explicaram que é importante realizar a pesagem dos pacientes pré e pós diálise, atentando para valores corretos e anotação de imediato para que não ocorra nenhum engano, evitando assim desgaste físico e psicológico no paciente.

“A equipe de enfermagem deve manter-se atenta quanto a verificação e anotação do peso pré de todos os pacientes, pois a falha nesse sentido poderá ocasionar a retirada em excesso ou menor que a quantidade necessária, ocasionando possíveis intercorrências”, destacaram.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.