Segundo o Ministério da Saúde, 12,9% das crianças brasileiras, com idade com idade entre 5 e 9 anos, são obesas

Para orientar pacientes e colaboradores da Policlínica Estadual de Goianésia sobre a obesidade infantil, a nutricionista Fernanda Cristina Guimarães de Lima conduziu uma palestra sobre o tema.

A profissional revelou que, segundo Ministério da Saúde, 12,9% das crianças brasileiras, com idade entre 5 e 9 anos, são obesas. Crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e adolescentes obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos.

A nutricionista explicou que a obesidade é uma doença que pode ser causada por vários fatores. “Quando há um grande consumo de energia vinda da alimentação, que leva ao aumento da gordura no corpo, causando mal à nossa saúde”, falou.

De acordo com Fernanda Cristina a obesidade ocorre por genética, falta de atividade física: passar muito tempo no computador e em frente da televisão, má alimentação: alto consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sal e gordura.

“A melhor forma de prevenir a obesidade é criar hábitos saudáveis. A prática de atividade física e uma alimentação equilibrada devem fazer parte da vida da criança desde cedo. O modelo dos pais e da família é fundamental. Logo, a criação de hábitos saudáveis exige o envolvimento e o esforço de todos”, frisou.

Para finalizar, a nutricionista deu dicas de hábitos saudáveis para evitar que as crianças fiquem obesas.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.