Prática promove a saúde e evitar problemas pelo consumo inadequado

Para conscientizar sobre o uso racional de medicamentos, a Policlínica de Goianésia entregou aos pacientes um folder com orientações a respeito do tema e como a prática interfere de forma direta na qualidade do tratamento.

O farmacêutico Jeremias Pinto Lustosa Júnior comentou que ao primeiro sinal de dor e de que algo não está funcionando corretamente no seu corpo as pessoas tomam medicamentos por conta própria. “Essa prática é condenada pelos órgãos de medicina. Muita gente ainda se automedica, o que pode gerar uma série de danos para o seu organismo. Fazer o uso racional de medicamentos é imprescindível para evitar esses problemas”, explicou.

De acordo com o profissional, na tentativa de solucionar um incômodo, a automedicação pode causar desde intoxicação medicamentosa até piora dos sintomas manifestados. “Sem a prescrição médica, você acaba ingerindo remédios para a finalidade errada e na quantidade inadequada, o que resulta em uma combinação bastante perigosa”, disse.

Inicialmente, tomar um medicamento por conta própria pode parecer uma atitude inocente. Mas, na verdade, esse hábito pode causar diversos danos ao organismo humano, principalmente, quando se repete com frequência. Algumas das principais consequências da automedicação na terapêutica é indiscutível: da adesão ao tratamento depende o sucesso da terapia proposta, a cura de uma enfermidade, o controle de uma doença crônica, a prevenção de uma patologia.

A automedicação pode levar a alergias, intoxicações, reações adversas ao medicamento (RAM), dependência (como no caso dos psicotrópicos), resistência de microrganismo (como no caso dos antibióticos). “É importante ter em mente que o uso racional de medicamentos consiste em ingerir remédios que são adequados para o seu quadro clínico, na dose apropriada, pelo período necessário, pelo menor custo para você e para a comunidade ao seu redor”, afirmou o farmacêutico.

Jeremias Júnior deu algumas dicas aos pacientes. “Obtenha indicação médica, consuma o medicamento na dose recomendada, pelo tempo indicado. Armazene em local adequado e descarte de forma consciente . A partir do uso racional de medicamentos, considerando sempre a orientação do seu médico e do farmacêutico, você controla doenças e preserva a sua qualidade de vida”, finalizou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.