Divulgação

Palestra abordou com pacientes a respeito do diagnóstico e tratamento das doenças

Em alusão ao Dia Mundial da Psoríase, lembrado em 29 de outubro, e do Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo, comemorado em 30 de outubro, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma atividade para conscientizar os pacientes sobre as doenças.

Os internos de medicina da UniRV explicaram que a Psoríase é doença de evolução crônica de pele não contagiosa com presença de manchas avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas, devido as células da pele se acumularem e formarem escamas e manchas secas que causam coceira.

“Acomete homens e mulheres, independe de idade, podendo surgir de formas leves e também mais graves. O tratamento visa remover as escamas e impedir que as células da pele cresçam tão rapidamente, o mesmo se baseia em medicações para se passar no corpo e também para serem ingeridas, sendo feito sempre sob orientação médica”, informaram.

De acordo com os palestrantes, as doenças reumáticas são um conjunto de diferentes doenças que afetam o aparelho locomotor como, ossos, articulações , cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Em alguns casos essas doenças podem chegar a comprometer algumas funções do corpo humano.

“Seus fatores de risco são variados, tais como: ter o hábito de fumar, ter alguém na família com a mesma doença, sedentarismo, obesidade e também alcoolismo. Um dos sintomas comuns a toda doença reumática é uma dor frequente nas articulações por mais de três meses. Se, além da dor, houver uma persistência de calor, vermelhidão e dificuldade de movimento sem que tenha havido trauma, existe uma possibilidade do paciente ter um quadro de doença reumática. Diagnóstico é feito por uma combinação de fatores que incluem exame físico, histórico médico completo, exames laboratoriais e de imagem”, afirmara.

Os internos destacaram que o reumatismo possui tratamento e que, se descoberto no começo e se for tratado de forma correta, possibilita o paciente levar uma vida normal e sem dores para que não haja assim sua incapacidade física.

Fonte: Diário da Manhã