Unidade vai disponibilizar absorventes íntimos para pacientes e colaboradores

Com o intuito de promover o acolhimento de urgência aos pacientes e colaboradores que necessitam de absorventes íntimos, a Policlínica Estadual de Goianésia criou o projeto Gotas Bordô, um dispenser de acrílico com absorventes tradicionais para o público da unidade de saúde. A iniciativa visa o suporte imediato diante de situações íntimas, evitando o constrangimento social de mulheres e homens trans.

O nutricionista Natálio Lima dos Santos explica que o projeto, além de dar suporte imediato, evita o surgimento de processos patológicos e infecciosos, que acontecem pela utilização de qualquer material não indicado

“O absorvente higiênico é um item praticamente indispensável na rotina da maioria das mulheres e homens trans, quando não se tem a interrupção do fluxo menstrual, que estão em idade reprodutiva. Isso porque a cada 28 dias, em média, se a mulher ou o homem trans não engravidar o organismo precisa expelir o sangue menstrual”, afirmou.

De acordo com Natálio, a manutenção do Gotas Bordô ficará por conta dos próprios colaboradores da unidade, por meio do sistema de reposição. “Ao necessitar de um ou mais absorventes íntimos, a pessoa deve repor conforme a quantidade em que precisou”, disse.

O profissional destaca que os pacientes podem solicitar o absorvente a qualquer profissional da unidade. “Esta reposição ficará por conta do serviço social da unidade, que contará com doações para a restituição”, revelou.