Prática é essencial no combate à infecção hospitalar

Com o intuito de reforçar a cultura da segurança do paciente, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu um treinamento sobre a higiene das mãos com os colaboradores da unidade de saúde .

O tema é de grande importância para os serviços de saúde, por serem locais de grande circulação de pessoas, e muitas em estado de vulnerabilidade. “Sabe-se que a enorme quantidade de micro-organismos patogênicos existentes facilita a transmissão de doenças, sendo as mãos um dos principais veículos de contaminação. Sendo assim, higienizar as mãos com frequência, e de maneira correta, diminui a contaminação cruzada e evita que o próprio indivíduo se contamine”, explicou a enfermeira Bruna Póvoa Ribeiro.

De acordo com a enfermeira Nayara Lorrane da Silva Passos, lavar as mãos de maneira adequada é sempre importante, contudo, existem técnicas que podem tornar essa ação mais eficiente, por isso o Ministério da Saúde, estabeleceu um passo a passo, com a finalidade de difundir a prática mais adequada.

“São 10 passos para que a higiene das mãos seja considerada efetiva: molhar as mãos com água limpa; aplicar uma quantidade suficiente de sabão líquido na palma das mãos; ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si; sobrepor uma das mãos no dorso da outra, higienizando o dorso; entrelaçar os dedos friccionando os espaços interdigitais; esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando com os dedos, com movimentos de vai e vem e vice-versa; esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se do movimento circular e vice-versa; friccionar as polpas digitais e unhas na mão esquerda, fazendo movimentos circulares e vice-versa; enxaguar bem as mãos, com água limpa e secar as mãos com papel toalha descartável”, revelou.

Fonte: Diário da Manhã