Mês simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Em alusão ao Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, os acadêmicos de medicina da UniRV ministraram uma palestra para pacientes e colaboradores da Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, sobre o tema.

De acordo com os palestrantes, a amamentação pode ser classificada como: aleitamento materno exclusivo, quando o leite materno é a fonte alimentar única do bebê, aleitamento predominante onde o leite materno é a principal fonte alimentar, aleitamento materno complementado, quando o leite materno é uma complementação da alimentação do bebê.

“O leite materno é rico em gordura, lactose, lactoferrina e lisozima. Esses nutrientes são responsáveis por menor sobrecarga renal, menor substâncias alergênicas, melhor digestão, impedem a proliferação de bactérias no trato gastrointestinal do bebê”, explicaram

A Organização Mundial da Saúde definiu como Agosto Dourado, o mês para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e sua importância para a saúde do bebê.

“Agosto é o mês destinado ao desenvolvimento de políticas públicas para informar e conscientizar os cidadãos sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, reforçaram.

Fonte: Diário da Manhã