Durante duas semanas, mulheres do município poderão fazer mamografia e exame citopatológico de colo de útero

O Município de Santa Terezinha de Goiás recebeu nesta segunda-feira, 13, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, vinculada a Policlínica Estadual da Região do Vale do São Patrício – Goianésia. Com agendamento prévio realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, mulheres a partir dos 35 anos vão poder realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau).

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, ficará em Santa Terezinha de Goiás até o dia 24 de dezembro. O atendimento acontece diariamente das 8h às 17 horas e poderão ser realizados até 68 exames, todos feitos na hora.

Com o serviço da Carreta da Prevenção, que percorre os municípios goianos, mulheres têm acesso imediato a exames que levariam tempo para serem realizados em unidades de saúde. Além disso, o impacto da atividade, reforça a importância da política de prevenção. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil e quanto mais cedo for detectado pode ser curado. A empresa Bone Medicina Especializada presta esse serviço de forma terceirizada para as Policlínicas e desenvolveu expertise que está sendo copiada por outros estados.

A dona de casa Darci Gomes Teixeira, de 63 anos, foi uma das primeiras pacientes a realizar o exame na cidade. Ela conta que fez mamografia há seis anos. “Poder realizar o exame na nossa cidade é uma facilidade pra gente se prevenir”, disse. A atuação da carreta é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.

Santa Terezinha de Goiás é um município brasileiro do interior do estado de Goiás. Sua população estimada em 2019 é de 10302 habitantes. Santa Terezinha de Goiás localiza-se a 289 quilômetros de Goiânia, a capital do estado. É conhecida mundialmente pela grande produção de esmeraldas entre os anos 80 e 90.