Carreta com mamografia e exame de colo atende mulheres para zerar fila de espera por exames de alto custo. Pacientes comemoram exames gratuitos

A cidade de Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, recebe desde a última semana a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino para atendimento às mulheres do município. A atenção faz parte do programa de interiorização da Policlínica de Goianésia, na Região Vale do São Patrício e leva exames de alto custo para cidades agendadas junto à Superintendência de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Durante a Semana Santa e no decorrer dessa semana foram disponibilizadas vagas para 30 exames diários de mamografia e Papanicolau para as mulheres do município. A dificuldade de ajustes pela primeira experiência de ir até as populações reduz as participações, mas à medida que tomam conhecimento a adesão das mulheres é sempre crescente. As técnicas da unidade que atendem as pacientes registram sempre adesões maiores e procura por atendimento.

A expectativa para o encerramento dos serviços em Goianápolis é que 200 mulheres tenham sido recepcionadas e feito seus exames preventivos de câncer de mama e colo uterino. A demanda em Goianápolis deverá ser praticamente zerada nessa fase de atendimentos.

A moradora de Goianápolis Luzidete Rodrigues de Oliveira foi uma das atendidas. Ela comemorou o fato de ser com horário marcado e sem fila de espera, além do fato de conseguir fazer com facilidade e totalmente gratuito. “Antes a gente precisava esperar muito tempo para marcar e fazer e acabava precisando pagar alguma coisa. Agora não, esse serviço do Governo de Goiás dá isso totalmente de graça pra gente”, comenta.

Luzidete é feirante na cidade, tem 53 anos, é mãe de dois filhos e avó de dois netos. Ela interagiu com as atendentes e disse esperar para o próximo ano nova rodada de exames na cidade.

A Carreta da Prevenção da Policlínica de Goianésia estará na próxima semana na cidade de Itaguaru.