Com palestra, unidade conscientiza sobre importância de cuidar da saúde mental

A Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia realizou na manhã desta segunda-feira, 10, uma atividade em alusão ao Janeiro Branco, mês que conscientiza a população quanto a importância de cuidar da saúde mental. A interna de medicina Eduarda Ferreira Brantis conduziu a palestra e abordou também sobre os sinais que o corpo emite quando a saúde mental está afetada.

A palestrante explicou a diferença entre depressão e ansiedade, e a importância em buscar atendimento médico, para o tratamento, visando melhorar a qualidade de vida. “A depressão é uma patologia, os sintomas iniciais são internos, como insônia ou sonolência excessiva, cansaço, vontade de ficar só, falta de ânimo e outros. Na maioria das vezes, o paciente acha que é nada, e não procura atendimento, até mesmo por dificuldade em expor o que está sentindo. Com o passar do tempo, os sintomas aumentam e ficam mais intensos. Por isso, a necessidade de buscar atendimento médico”, destaca Eduarda

A interna de medicina ressalta que a depressão pode ser causada por diversos fatores como: Bullying ou chantagem emocional, acontecimentos marcantes na vida, doenças graves e crônicas, alterações hormonais. A falta de ômega 3 também pode levar à depressão, pois diminui a capacidade da pessoa controlar suas emoções e o humor, a diminuição de estrogênios e a diminuição de serotonina, e o uso de alguns medicamentos também podem desencadear a depressão. “O paciente precisa passar por avaliação médica, para identificar a causa e o diagnóstico, para assim iniciar o tratamento. Portanto, para que o mesmo busque atendimento é necessário conhecer a importância em cuidar da saúde mental, e quais profissionais deve procurar”, afirma.

Os pacientes têm dificuldade em buscar atendimento devido a tabus sobre a doença. No final da palestra, Eduarda solicitou que os participantes fossem multiplicadores das informações e que cuidassem da saúde mental, prestando atenção aos sinais e alerta que o corpo emite. “A saúde mental é importante, e para se ter saúde devemos cuidar do nosso corpo por completo, físico, mental e emocional”, conclui.